Seguidores

♥ CONVITE ♥

Amigos,seguidores e visitantes que entram todos os dias nesse blog,eu gostaria de convida-los e incentiva-los a colocar seus pedidos de oração nessa caixa de texto que está aí ao lado.Sabemos que a oração de um justo pode muito em seus efeitos porque a poderosa palavra de Deus nos afirma isso,e nós levamos a sério o nosso compromisso de orar por você,por sua família,por suas causas,temos uma equipe de intercessores que estarão fazendo isso todos os dias, se você ficar constrangido em colocar a causa aqui apenas coloque seu nome e peça oração e se Deus assim te direcionar nos mande pelo e-mail a causa especifica. Acredite Deus nos dará VITÓRIA.
Nosso e-mail: ass5dejulho@hotmail.com

Todos os dias você separa um tempo para o seu devocional?

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Utilize seu potencial - 6

"Eu vos escolhi, e vos designei, para que vades e deis frutos, e o vosso fruto permaneça" - João 15.16

Deus deseja que sejamos úteis, férteis e abundantes em sua obra, mas, para isso, precisamos identificar nossos talentos e nossa área de atuação. Muitas pessoas vivem na dúvida em relação a isso, como se estivessem paradas em um cruzamento, sem saberem o rumo a ser seguido.

Como descobrir a vocação, o dom e o ministério?

Experimentação - "Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças" (Ec.9.10). Quem está começando na obra de Deus tem oportunidade para fazer um pouco de tudo. Em se tratando de tarefas naturais, esta pode ser uma forma de descobrir sua afinidade com alguma função dentro da igreja ou opção profissional. Para isso é necessário disposição. Quem foge do trabalho nunca descobrirá o seu talento.

Gosto pessoal - Geralmente, seremos bons naquilo que gostamos de fazer. É verdade que Deus pode nos mandar realizar algo que não gostaríamos, mas creio que isto é a exceção e não a regra. O que você gosta de fazer? Isto pode ajudar na identificação da sua área de atuação. Por exemplo, quem gosta muito de trabalhar com crianças, poderá atuar nesta área na igreja.

Vontade - A função que almejamos será, provavelmente, a que corresponde ao nosso dom. Paulo escreveu a Timóteo: "Fiel é esta palavra: Se alguém aspira ao episcopado, excelente obra deseja" (ITm.3.1). Ele levou em consideração o desejo individual como fator importante na definição ministerial. A vontade de realizar determinado tipo de trabalho deve ser considerada, pois ninguém poderá ser coagido na obra de Deus. Porém, o querer, por si só, não garante a existência do dom. Por exemplo, muitos querem cantar e tocar sem, contudo, terem as mínimas condições para isso.

Opinião de outras pessoas - Este fator pode ser importante na identificação do dom, desde que não seja o único. É possível que os outros percebam um talento antes que a própria pessoa o reconheça. A opinião alheia também será importante para confirmar ou não o que cada um pensa de si mesmo. Nesse caso, é preferível o parecer de alguém que seja maduro, especialista no assunto, ou um líder na igreja. O fato de Paulo dizer a Timóteo: "Faze a obra de um evangelista" (II Tm.4.5), além de ser uma ordem, vale como uma opinião de peso na definição ministerial daquele jovem.

Revelação - Sabemos que Timóteo não poderia ter qualquer dúvida sobre o seu dom e ministério, pois o mesmo foi anunciado por meio de profecias, sendo confirmado pelo apóstolo Paulo e pelos presbíteros.

A revelação, por si, já é suficiente para a identificação do dom ou ministério. Será ainda melhor, se alguém tiver uma série destes fatores como evidências de sua vocação.

Identificado o dom, precisamos colocá-lo em ação

Para utilizarmos o potencial que Deus nos deu, alcançando crescimento e produção extraordinária, será necessário adquirirmos conhecimento na área específica em que vamos atuar. Em seguida, devemos empreender o máximo esforço e disciplina no trabalho constante, planejado, com determinação e diligência.

"Viste um homem diligente em sua obra? Perante os reis será posto, e não entre os homens de pequena sorte" (Pv.22.29).

O dom não vem com algum dispositivo automático para funcionar. Timóteo tinha potencial para o ministério, mas precisava "despertar o dom", "insistir em ler", "fazer a obra", "ter cuidado de si mesmo e da doutrina", etc (ITm.1.18; 4,7-16; IITm.1.6; 2.15,22-24; 3.14-17; 4.2; 4.5);

"De modo que, tendo diferentes dons segundo a graça que nos foi dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé; se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino; ou o que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com zelo; o que usa de misericórdia, com alegria" (Rm.12.6-8).

Através da prática constante, a capacidade produz habilidade, que consiste no domínio da função exercida.

Qual é a motivação para utilizarmos nosso potencial?

Certa vez, Jesus disse ao povo: "Acautelai-vos e guardai-vos de toda espécie de cobiça; porque a vida do homem não consiste na abundância das coisas que possui. Propôs-lhes então uma parábola, dizendo: O campo de um homem rico produzira com abundância; e ele arrazoava consigo, dizendo: Que farei? Pois não tenho onde recolher os meus frutos. Disse então: Farei isto: derribarei os meus celeiros e edificarei outros maiores, e ali recolherei todos os meus cereais e os meus bens; e direi à minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe, regala-te. Mas Deus lhe disse: Insensato, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus (Lc.12.15-21).

Aquele homem demonstrou que possuía visão para o crescimento e tomou providências nesse sentido. Entretanto, sua motivação era o egoísmo e seu campo de ação era apenas material.

É importante e necessário que desenvolvamos nossas capacidades naturais e profissionais. Contudo, não podemos relegar o reino de Deus a segundo plano, pois isto pode nos custar caro. Por outro lado, não podemos servir ao Reino com segundas intenções, visando o benefício material que isso possa nos trazer. O uso do nosso potencial deve ter como propósito a glória de Deus, o benefício do próximo e a salvação das almas.


Anísio Renato de Andrade – Bacharel em Teologia.
Professor do Steb - Seminário Teológico Evangélico do Brasil

0 Comments:

 
Voltar