Seguidores

♥ CONVITE ♥

Amigos,seguidores e visitantes que entram todos os dias nesse blog,eu gostaria de convida-los e incentiva-los a colocar seus pedidos de oração nessa caixa de texto que está aí ao lado.Sabemos que a oração de um justo pode muito em seus efeitos porque a poderosa palavra de Deus nos afirma isso,e nós levamos a sério o nosso compromisso de orar por você,por sua família,por suas causas,temos uma equipe de intercessores que estarão fazendo isso todos os dias, se você ficar constrangido em colocar a causa aqui apenas coloque seu nome e peça oração e se Deus assim te direcionar nos mande pelo e-mail a causa especifica. Acredite Deus nos dará VITÓRIA.
Nosso e-mail: ass5dejulho@hotmail.com

Todos os dias você separa um tempo para o seu devocional?

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Utilize seu potencial - 7

"Devendo já ser mestres, pelo tempo, ainda necessitais que alguém vos ensine os rudimentos da palavra de Deus" - Heb.5.11.

O Senhor nos deu capacidade para realizarmos muito em sua obra e ele espera que o façamos. Porém, não vai esperar para sempre. Ele tem a eternidade à sua disposição, mas nós, enquanto seres mortais, não temos.

Pelo tempo transcorrido, os hebreus, a quem foi dirigida a epístola que leva seu nome, já deveriam ser mestres na palavra de Deus. Entretanto, estavam atrasados por causa da negligência. Devendo estar trabalhando, ainda davam trabalho.

Certa vez, Jesus contou a seguinte parábola: "Um homem tinha uma figueira plantada na sua vinha; e indo procurar fruto nela, não o achou. Disse então ao viticultor: Eis que há três anos venho procurar fruto nesta figueira, e não o acho; corta-a; para quê ocupa ela ainda a terra inutilmente? Respondeu-lhe ele: Senhor, deixa-a este ano ainda, até que eu cave em derredor, e lhe deite adubo; e se no futuro der fruto, bem; mas, se não, cortá-la-ás" (Lc.13.6-9).

Observe que a figueira estava no meio da vinha, que não era seu lugar. Sua simples permanência ali mostrava a misericórdia daquele proprietário. Apesar disso, a árvore não frutificava. Foi lhe dado então mais um prazo de um ano para produzir. O dono da vinha não esperaria eternamente.

A árvore que não produz bom fruto será cortada (Mt.3.10). Isto não significa, necessariamente, que ela esteja produzindo frutos maus. Ela pode, simplesmente, ser infrutífera. De qualquer modo, será cortada.

Existe um prazo determinado para a utilização do nosso potencial. Ele não será eterno. Existe um período de validade. Assim como, sob o aspecto natural, o ser humano em idade muito avançada não pode ter filhos, espiritualmente também existe um tempo de fertilidade para a concretização dos propósitos de Deus em nossas vidas.

O fruto e a semente devem ser aproveitados dentro de um prazo limitado. Depois disso, vai-se o sabor e finda-se a fertilidade.

Há tempo para tudo debaixo do sol: tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou (Ec.3.1-8).

Salomão escreveu também: "Semeia pela manhã a tua semente" (Ec.11.6). Não podemos deixar para mais tarde o que sabemos que deve ser feito agora.

Não podemos permitir que aconteça conosco o que ocorreu com os contemporâneos de Jeremias, conforme está escrito: "Passou a cega, findou o verão, e não estamos salvos" (Jr.8.20). Eles perderam todas as oportunidades e não usaram seu potencial.

Temos a tendência de adiar nossos propósitos. Dizemos que "ainda não chegou o tempo de edificarmos a casa do Senhor" (Ag.1.2), ou que "faltam ainda quatro meses para a ceifa". Entretanto, Jesus diz: "levantai os vossos olhos e vede os campos, que JÁ estão brancos para a ceifa" (João 4.35).

Em todas as áreas da vida existe o tempo para começar e para terminar. Quem começa quando deveria estar acabando pode não ter tempo para alcançar seu objetivo. Se eu, que nunca me dediquei ao futebol, resolver começar uma carreira como jogador profissional aos 38 anos de idade, serei apenas mais um fracassado.

Existe o tempo apropriado para cada propósito. Algumas coisas devem ser começadas bem cedo ou pelo menos devem ser tomadas atitudes no sentido da preparação daquilo que será realizado quanto chegar a época apropriada.

Por isso está escrito: "Ensina o menino no caminho em que deve andar; porque, ainda quando for velho, não se desviará dele" (Pv.22.12). Depois de escolhido um caminho, pode difícil mudar para outro, embora nem sempre seja impossível.

"Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos em que dirás: Não tenho prazer neles; antes que se escureçam o sol e a luz, e a lua, e as estrelas, e tornem a vir as nuvens depois da chuva; no dia em que tremerem os guardas da casa, e se curvarem os homens fortes, e cessarem os moedores, por já serem poucos, e se escurecerem os que olham pelas janelas, e as portas da rua se fecharem; quando for baixo o ruído da moedura, e nos levantarmos à voz das aves, e todas as filhas da música ficarem abatidas; como também quando temerem o que é alto, e houver espantos no caminho; e florescer a amendoeira, e o gafanhoto for um peso, e falhar o desejo; porque o homem se vai à sua casa eterna, e os pranteadores andarão rodeando pela praça; antes que se rompa a cadeia de prata, ou se quebre o copo de ouro, ou se despedace o cântaro junto à fonte, ou se desfaça a roda junto à cisterna, e o pó volte à terra como era, e o espírito volte a Deus que o deu" (Ec.12.1-7).

Na velhice, será tarde demais para alguém começar a desenvolver ou utilizar plenamente seu potencial. Por outro lado, o idoso poderá ser muito útil se o seu estado atual for o ápice de um potencial bem desenvolvido durante toda a vida.

Jeremias escreveu: "Maldito aquele que fizer a obra do Senhor negligentemente, e maldito aquele que preservar do sangue a sua espada! Moabe tem estado descansando desde a sua mocidade, e tem repousado como vinho sobre as fezes; não foi deitado de vasilha em vasilha, nem foi para o cativeiro; por isso permanece nele o seu sabor, e o seu cheiro não se altera. Portanto, eis que os dias vêm, diz o Senhor, em que lhe enviarei derramadores que o derramarão; e despejarão as suas vasilhas, e despedaçarão os seus jarros" (Jr.48.10-12).

Moabe esteve descansando desde a sua mocidade, repousando antes do tempo, descansando sem haver trabalhado. Seu potencial não foi utilizado. No texto de Jeremias, Deus é quem faz esta avaliação, assim como avaliou as igrejas em Apocalipse. Avaliemos nossa vida para não sermos julgados pelo Senhor. Ele haveria de enviar derramadores contra Moabe e o resultado final seria um grande prejuízo.

Não podemos deixar o tempo passar sem que o utilizemos de modo sábio. "Eis aqui agora o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação" (IICo.6.2).


Anísio Renato de Andrade – Bacharel em Teologia.
Professor do Steb - Seminário Teológico Evangélico do Brasil

1 Comment:

Irmã Leda Campos said...

A paz do Senhor! Muito boa essa postagem. Deus falou tremendamente ao meu coração, pois muitas vezes tem momentos de nossas vidas que fazemos isso, não sei se todos mas eu faço. Tenho dado ao Senhor varias desculpas para não usar o dom que Ele me deu na sua obra, digo muitas vezes que não tenho capacidade para tal. Mais sua misericórdia é grande para comigo e sempre esta pronto para me perdoar. Mas sei que não devo desperdiçar o tempo que me tem dado com coisas tão banais, depois dessa mensagem irei me erguer diante dele e fazer a sua obra com mais disponibilidade. Que Deus continue vos abençoando.Obrigada pela mensagem tão poderosa para minha vida.

 
Voltar