Seguidores

♥ CONVITE ♥

Amigos,seguidores e visitantes que entram todos os dias nesse blog,eu gostaria de convida-los e incentiva-los a colocar seus pedidos de oração nessa caixa de texto que está aí ao lado.Sabemos que a oração de um justo pode muito em seus efeitos porque a poderosa palavra de Deus nos afirma isso,e nós levamos a sério o nosso compromisso de orar por você,por sua família,por suas causas,temos uma equipe de intercessores que estarão fazendo isso todos os dias, se você ficar constrangido em colocar a causa aqui apenas coloque seu nome e peça oração e se Deus assim te direcionar nos mande pelo e-mail a causa especifica. Acredite Deus nos dará VITÓRIA.
Nosso e-mail: ass5dejulho@hotmail.com

Todos os dias você separa um tempo para o seu devocional?

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

O crente e o discípulo

"Disse-lhes, pois, Jesus: Quando levantardes o Filho do homem, então sabereis que eu sou, e que nada faço por mim mesmo; mas falo como o Pai me ensinou... Ditas estas coisas, muitos creram nele. Disse, pois, Jesus aos judeus que haviam crido nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos." (João 8.28,30,31).

O episódio narrado por João nos apresenta o encontro de alguns judeus com Jesus. Aqueles homens eram religiosos. Professavam uma religião voltada para o verdadeiro Deus. Contudo, precisavam de Jesus. Todos precisam dele, até mesmo os religiosos. Nenhuma religião é suficiente para nos levar a Deus, pois Cristo é o único caminho para se chegar ao Pai (João 14.6).

Jesus estava ensinando a respeito de sua missão. Como conseqüência, muitos creram nele. A palavra de Deus produz a fé (Rm.10.17). Tendo crido nele, aqueles judeus se tornaram crentes. Muitos poderiam considerar que isso já seria o bastante. Contudo, Tiago escreveu que os demônios também crêem em Deus (Tg.2.19). No versículo 31 de João 8, Jesus expôs o seu propósito para aqueles hoAnísio Renato de Andrade – Bacharel em Teologia.mens: "Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos." Ser crente é fundamental, pois sem fé é impossível agradar a Deus (Hb.11.6). Contudo, este não é o fim do caminho. É apenas o início. Não basta sermos crentes. Precisamos ser discípulos de Jesus.

Qual é a diferença entre o crente e o discípulo? O crente crê e busca os benefícios que sua fé possa lhe trazer.

O discípulo também crê e recebe benefícios, mas o que se destaca entre suas características é o seu compromisso com o Mestre.

Muitas pessoas criam em Jesus mas não queriam se comprometer com ele, ou não queriam assumir publicamente esse compromisso. Afinal, ter ligações com Cristo era algo arriscado, pois algumas autoridades o consideravam um subversivo e queriam matá-lo. Por exemplo, Nicodemos creu em Cristo, mas não assumiu nenhum compromisso com ele. Foi procurá-lo durante a noite para não ser visto. Aquele homem era um fariseu, doutor da lei, mestre em Israel, tinha um nome e uma reputação a zelar. Não quis se comprometer com o humilde carpinteiro de Nazaré. É isso que impede muitas pessoas de aceitarem o evangelho. São muitos compromissos sociais, religiosos e até mesmo pecaminosos que precisam ser renunciados para que se tenha um compromisso com Jesus.

O discípulo tem compromisso com o Mestre. Este compromisso se desdobra em várias características, atitudes e ações.

O discípulo segue o Mestre. As multidões ouviam os ensinamentos de Jesus, eram curadas e iam embora. Os discípulos continuavam com Jesus o tempo todo. Quando estamos nas reuniões da igreja, estamos com Jesus no meio da multidão. E quando termina a reunião, continuamos com Jesus? Se estamos seguindo o Mestre, estamos com ele em todo tempo. Se estamos seguindo o Mestre, procuramos viver de acordo com sua vontade. Se estamos seguindo a Cristo, só vamos a lugares onde ele possa entrar conosco. Aquele que segue não escolhe o caminho. Se estamos seguindo a Cristo, é ele quem escolhe o rumo, a direção das nossas vidas.

O discípulo aprende com o Mestre. Nesse ponto, o discípulo é um aluno. Precisamos aprender com Jesus, e isso se dá principalmente através da Bíblia. Precisamos lê-la, estudá-la, conhecê-la profundamente para que possamos assim conhecer mais sobre o nosso Mestre e sua vontade para nós.

O discípulo obedece o Mestre. Nesse ponto, o discípulo é mais que um aluno. Ele não apenas aprende, mas pratica o que aprendeu.

O discípulo imita o Mestre. Seu objetivo é ser igual ao Mestre. Aliás, este é o objetivo de Deus para cada um de nós: que sejamos semelhantes a Cristo, que reflitamos em nós a sua imagem (Rm.8.29). O conhecimento e a prática da Palavra de Deus vai moldando o nosso caráter para que sejamos cada vez mais semelhantes a Jesus.

O discípulo é disciplinado. Sem disciplina não existe discipulado. Seguir, aprender e obedecer não devem ser atitudes casuais, mas práticas constantes, persistentes. Se você não conhece bem a bíblia, faça um planejamento para conhecê-la e cumpra-o com disciplina. O mesmo deve ser feito em relação à oração, ao jejum, ao compromisso na igreja e no ministério.

Observe como é disciplinado o homem do campo. Tem hora para levantar, para cuidar dos animais, para trabalhar na lavoura. Tem época certa para lançar sua semente. Tem uma série de cuidados que devem ser metodicamente executados para que sua plantação e seu rebanho sejam livres de qualquer praga ou prejuízo. Acrescentando-se a isso a bênção de Deus, o resultado é o fruto, é uma abundante colheita. Assim acontece na vida do discípulo. Cumprindo com disciplina os requisitos do seu compromisso com Jesus, sua vida será plena de frutos para a glória do Mestre.

Que o Senhor nos abençoe e nos ajude a sermos discípulos pois esta é a única classe de pessoas que ele deseja ter em sua igreja.


Anísio Renato de Andrade – Bacharel em Teologia.

1 Comment:

Céu Vieira said...

Graças a Deus por mais esta Santa Palavra do Senhor.
Deus nos ajude, sim, a sermos discípulos de Jesus e não só ouvintes esquecedíços.
Obrigada
Abs em Cristo

 
Voltar